Rua Conselheiro Cotegipe, 598

São Paulo - Belenzinho - CEP 03058-000

Manutenção de elevador

  • Home
  • /
  • Manutenção de elevador

Os elevadores são considerados os meios de transporte mais seguros da atualidade. Por isso, estão presentes na grande maioria dos estabelecimentos comerciais, além de fazer parte de vários edifícios e condomínios residenciais, mesmo aqueles mais antigos. Contudo, para que a segurança de seus usuários esteja sempre garantida, é essencial que se tenha cuidados com a manutenção de elevadores.

Se você está buscando por serviços de manutenção de elevadores em sua região, saiba que com a Elevadores Takaoki você poderá encontrar um trabalho especializado e feito com o máximo de qualidade! Nós atuamos há mais de 25 anos neste segmento, garantindo aos nossos clientes o conforto e a tranquilidade de poder se locomover em elevadores, sem que haja eventuais complicações.


Manutenção de elevador

Formas de realizar a manutenção de elevadores


Ao fazer compras ou mesmo para ter mais conforto no retorno do trabalho, muitas pessoas buscam utilizar os elevadores. Mas é muito frustrante quando acontece algum problema mecânico e ele para de funcionar. Ou, pior, acontece um pane inesperado durante o deslocamento de andares, e você acaba preso com suas sacolas. Essa situação pode ser ainda pior na presença de crianças ou idosos, que entram em desespero.

Para evitar que ocorrências como essa se passem em seu condomínio, há duas diferentes formas que você pode optar para fazer a manutenção de elevadores: de forma corretiva ou preventiva. A manutenção corretiva se refere àquela na qual um técnico é solicitado para resolver algum problema emergencial, como os citados anteriormente. Ou seja, defeitos que já estão presentes e necessitam ser solucionados com rapidez.

Já a manutenção de forma preventiva, também conhecida como manutenção programada, é feita antecipadamente. Ela é a mais indicada entre as duas opções, pois o seu objetivo é justamente evitar de que ocorram situações em que seja necessário chamar alguém com urgência. Assim, é feita uma vistoria constante de peças do equipamento e de seu funcionamento mecânico, garantindo que tudo está conforme deveria.


Como funciona a manutenção de elevadores?


O serviço de manutenção de elevadores se trata de um conjunto de ações que incluem o monitoramento, o reparo e a troca de peças do equipamento. O principal objetivo desse tipo de trabalho é garantir o funcionamento pleno da máquina. Independente do uso comercial ou residencial, os elevadores devem passar por uma revisão completa ao menos uma vez ao ano, para que possam ter seu uso de forma segura e eficiente.

A legislação vigente solicita que seja fixada na porta das cabines uma etiqueta que especifique o dia da inspeção feita pela manutenção de elevadores, assim como a data-limite para o seu uso sem a necessidade de uma nova revisão (geralmente após um ano da data inicial). Durante a manutenção, é necessário que seja feita a vistoria de todas as peças do elevador, sendo as principais o quadro de energia, o quadro de comando, cabos de aço, máquina de tração, limitador de velocidade, entre outras.

Por fim, também é necessário que seja feita uma manutenção de elevadores a cada mês, com o intuito de garantir que ele esteja funcionando conforme o desejado, ou seja, uma manutenção preventiva do equipamento. Ela não precisa ser tão completa quanto as vistorias feitas uma vez ao ano, mas deve ser capaz de identificar possíveis problemas e desgastes causados no equipamento ao longo do tempo. Problemas simples, como paradas longas, mau funcionamento dos botões quando acionados, falta de luzes quando acendem, entre outros detalhes mais simples, podem ser verificados pela manutenção preventiva.


Dicas para melhorar a manutenção de elevadores


É importante se atentar a alguns detalhes antes de solicitar o serviço de manutenção de elevadores. Por exemplo, assim que a manutenção estiver agendada, é de suma importância avisar a todos os seus usuários que os elevadores estarão em processo de vistoria. Assim, os moradores podem programar sua rotina para que não precisem depender do uso do equipamento neste período. Além disso, também é essencial sinalizar a entrada do condomínio sobre a impossibilidade de utilizar os elevadores. Essa atitude auxilia a evitar que haja acidentes.

Outro detalhe que não pode passar sem ser percebido é o desligamento das chaves de energia. Isso é fundamental para que você possa evitar a ocorrência de choques elétricos, ou mesmo que uma pessoa acione por acidente o sistema de elevadores enquanto este é vistoriado pela equipe técnica, causando complicações. Assim, sempre se lembre de ressaltar a parada do equipamento para quem estiver transitando pelo prédio, a fim de garantir a segurança e o bem-estar de todos no local.


Quais as vantagens da manutenção de elevadores?


Manutenção de elevador


Optar pelo serviço de manutenção de elevadores pode trazer inúmeras vantagens ao seu condomínio. Entre elas, vale destacar a drástica diminuição de números de acidentes, paradas abruptas ou mesmo interrupções do percurso, que fazem com que o elevador fique parado por vários minutos. Além disso, também evita a instabilidade de elevadores, que fazem pausas maiores do que o esperado, ou se locomovem muito lentamente.

A principal vantagem de realizar a manutenção de elevadores também está na grande economia de gastos com energia elétrica e trocas de peças. Ao dar prioridade para as medidas preventivas, você não corre o risco de precisar ter gastos altos com danificações do equipamento ou perda total de peças. A manutenção preventiva auxilia justamente a tornar seus gastos menores, com pequenas reparações e vistorias contínuas nas cabines de seu prédio.

Muitas vezes síndicos, zeladores e administradores de condomínios acabam por solicitar técnicos sem muita experiência na área de manutenção de elevadores. Contudo, o serviço aparentemente barato pode custar muito caro, levando em consideração o longo prazo. Não contar com uma empresa especializada como a Takaoki pode lhe custar acidentes aos usuários do equipamento, além de não contar com revisões periódicas que previnam esse tipo de situação. Por isso, em casos de problemas com seu elevador, não deixe de chamar por nossos serviços!


Manutenção de elevadores com qualidade garantida


A Elevadores Takaoki tem uma vasta experiência em serviços de modernização e manutenção de elevadores. Nós contamos com uma mão de obra qualificada, que estará preparada para lhe auxiliar em qualquer defeito que seu elevador venha a apresentar. Temos como principal foco a entrega de serviços com qualidade, segurança, eficiência e muita responsabilidade no tratamento de nossos clientes.

A manutenção de elevadores oferecida pela Takaoki atende 24 horas por dia o chamado de seus clientes, sobretudo em situações de emergência. Nós fazemos a substituição de peças que são realmente necessárias ao bom funcionamento do equipamento, além de oferecermos uma revisão mensal com relatórios informativos. Assim, garantimos que você sempre tenha seus elevadores funcionando com eficiência, mantendo a segurança de todos.


Quer saber mais sobre a manutenção de elevadores?


Para saber mais sobre como funciona nosso serviço de manutenção de elevadores e como fazer para contratá-la, basta entrar em contato com a Takaoki! Nós estamos sempre à disposição para atendê-lo, orientando-o em todas as suas dúvidas sobre o nosso trabalho e sobre o modo como prestamos nosso serviço, oferecendo sempre a transparência de nossa empresa para você.

Nossa equipe de profissionais e técnicos são devidamente treinados para encontrar soluções práticas e rápidas para o seu problema. Somos altamente qualificados na área, atendendo tanto demandas comerciais como residenciais. Não perca mais tempo e solicite agora mesmo um orçamento com nossa empresa! Esperamos por você.

Além da manutenção de elevadores, confira também os outros tipos de serviços com que trabalhamos aqui na Takaoki e contrate já o seu: